Home » La Via Urbana » Habitantes en la Cumbre de los Pueblos-Rio+20 » Noticias » Para uma agenda convergente de migrantes e habitantes

Mostra/Nascondi il menu

La Via Urbana

Para uma agenda convergente de migrantes e habitantes

Encontros e coordenação na Rio + 20
Parte das atividades de encontros e coordenações realizadas na Rio + 20 foram passos dados em direção à convergência dos movimentos de migrantes e de habitantes, que compartilham problemas e aspirações, na medida que os/as migrantes são parte dos/das habitantes, ocupando mesmos espaços.

A Aliança Internacional de Habitantes (AMH), constituída por diversas redes e organizações de habitantes do mundo, por meio de um processo de articulação nos últimos anos, celebrou, durante a Cúpula dos Povos na Rio + 20, junto a outras redes, uma assembléia vitoriosa exitosa?, à qual compareceram? cerca de 800 delegados/as de todo mundo; parte dos acordos trataram da busca de convergência com o movimento de migrantes.

Em cumprimento a esse acordo, uma representante da AIH participou do encontro sobre migrações e mudanças climáticas, que diversas redes de migrantes organizaram durante a mesma Cúpula, através do Grupo de Trabalho Migrações, estendendo esse convite tão importante às redes e organizações que formam o movimento de migrantes em todo mundo para estreitar laços e ações conjuntas.

O início dessa importante convergência foi definida com a participação de representantes de organizações e redes de migrantes no Fórum Social Urbano, alternativo ao Fórum Urbano Mundial da ONU – Habitat, que será realizado em Nápoles, Itália, de 03 a 07 de setembro próximo, em Africités, em Dacar, Africa, em dezembro próximo e na Assembléia Mundial de Habitantes, durante o Fórum Social Mundial de Túnis, Africa, em abril de 2013.

Conjuntamente, representantes dos/as habitantes paticiparão do V Fórum Social Mundial de Migrações, em Manilha, Filipinas, em novembro próximo. Além disso, temos o compromisso de mobilizações conjuntas nas Jornadas Mundiais Zero Despejo (em outubro) e na importante Mobilização Mundial pelo Dia Internacional do Migrante, no dia 18 de dezembro.

Ambos movimentos farão todos os esforços para cumprir a agenda de convergência e participação, aproveitando apoios, recursos e representantes.

Fica aberto o convite para todos/as que possam ou queiram fazer parte desta convergência, participando das atividades agendadas, conscientes de que se trata de passos estratégicos e muito importantes para fortalecer mutuamente as lutas de movimentos irmãos pelo futuro que os povos necessitam e constróem.

22 de junho de 2012

Lugar al que se aplica este artículo


Los(las) siguientes Traductores(as) Voluntarios(as) por el derecho a la vivienda sin fronteras de la AIH colaboraron para la traducción de este texto:

Virginia Murad, Lourdes Hofstetter

Comentarios

Log en o create a user account to comment.