Home » Noticias » Habitantes de Europa » Manifestação em Paris exigindo a aplicação da lei de requisições

Mostra/Nascondi il menu

Manifestação em Paris exigindo a aplicação da lei de requisições

Centaines de personnes ont manifesté à Paris pour réclamer l'application de la loi des réquisitions des immeubles vides, PARIS, december 2009

Cientos de personas manifestaron el sábado en París para reclamar la aplicación de la ley de requisición de inmuebles vacíos

Atendendo ao apelo de diferentes associações, centenas de pessoas participaram sábado de uma manifestação nas ruas de Paris, reclamando a aplicação da lei de requisição de imóveis desocupados.

AFP - Atendendo ao apelo de diferentes associações, centenas de pessoas participaram sábado de uma manifestação nas ruas de Paris, reclamando a aplicação da lei de requisição de imóveis desocupados.
Os manifestantes se reuniram en frente à igreja Notre-Dame de Lorette (IXème), onde iniciaram um trajeto que passou em frente à inúmeros imóveis desocupados. Esse cortejo reuniu militantes de diferentes associações, entre as quais o Coletivo Quinta-feira Negra (Collectif Jeudi Noir), a association Direito à habitação (DaL- Droit au logement), ATD – Quarto Mundo (ADT- Quart Monde) e o Comitê dos sem domicílio (Comité de Sans Logis).

Os manifestantes marcharam carregando uma faixa com a incrição « Urgência, requisições » e gritando slogans exigindo « solidariedade com os sem abrigo ou denunciando as « expulsoes sem um novo alojamento ».

En frente ao imóvel de seis andares que pertence ao Banco da China na rua Laffitte (IXème) e que se encontra vazio há dois anos, Jean-Baptiste Eyraud interpelou « o Estado que não soluciona o problema habitacional dos que estão na lista de espera de uma residência, dos sem-abrigo e dos jovens que batalham diariamente » na procura de um lugar para morar.

Imóveis como os da rua Saint-Marc (IIème) e da rua Montmartre (IIème), que pertencem a institutições de crédito e seguro, estão desocupados há vários anos.

Segundo Julien Bayou do Coletivo Quinta-feira Negra, alguns edifícios estão sem ocupação há mais de dez anos. Esse é o caso do imóvel situado na Rua Saint-Marc, que o porta-voz do DaL mostrou às personalidade políticas e do mundo artístico presentes à manifestaçao, entre os quais se encontravam Josiane Balasko e Miou-Miou.

Olivier Besancenot defendeu a « recuperação de milhares de metros quadrados que se encontram em um estado degradante nas grandes cidades » e que « pertencem às organizações que se encontram no centro da especulação financeira». « Centenas de pessoas não têm onde morar, centenas de pessoas estao morrendo de fome enquanto a lei de requisição de habitações desocupadas nao é respeitada » afirmou Besancenot.

O DaL anuncia que na terça-feira , 11h00, uma delegação irá ao Elyseu (sede da presidência da República) a fim de entregar ao governo uma lista de pedidos de requisição.

France24.com


Los(las) siguientes Traductores(as) Voluntarios(as) por el derecho a la vivienda sin fronteras de la AIH colaboraron para la traducción de este texto:

Amélia Luiza Ribeiro, Ana Mary da Costa Lino Carneiro