Home » News » Newsletter_Interne » >>> Rio! » Construir juntos e a partir da base as convergências e as lutas 2012 para bem habitar nosso planeta!

Mostra/Nascondi il menu

Construir juntos e a partir da base as convergências e as lutas 2012 para bem habitar nosso planeta!

Às redes internacionais do Comitê de Contato AMH:

Aliança Internacional dos Habitantes
Coalizão Internacional do Habitat
Comitês Promotores da Assembleia Mundial dos Habitantes
LOCOA - Leaders and Organizers of Community Organization in Asia
No-Vox

CC:

Witness
SELVIP
AITEC
FNRU

Caros amigos e camaradas,

A lista dos despejos e das violências contra os defensores do direito à moradia e à terra já é grande demais neste início de 2012 para deixarmos de destacar a urgência de respostas adequadas, portanto unitárias, de todas as organizações e redes de habitantes, movimentos sociais e organismos de apoio, de imediato e ao longo deste ano estratégico, nos níveis local, nacional, regional e global.

Já são muitas dezenas de milhares as pessoas que, de fato, perderam seu teto e sua terra e são ameaçadas em Nairobi, Accra, S. Paulo, Kathmandu, Phnom Penh, para citar apenas os casos mais recentes de despejos em massa, sem esquecer as milhões de outras programadas, em especial as provocadas pelos megaprojetos e os grandes eventos, ou, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, pela impossibilidade de pagar os custos da moradia por causa da crise global.

O sistema neoliberal é certamente insustentável para a maior parte da população e a natureza, mas ainda é difícil contar com forças adequadas capazes de resistir e construir alternativas justas ao modelo imposto pelo imperialismo financeiro.

Por essas razões, torna-se essencial reforçar as convergências das lutas experimentadas por ocasião da AMH de Dacar  e das Jornadas de outubro de 2011 , cuja avaliação é extremamente positiva para todos nós. Em especial, na base do blog unitário World Habitat Days 2011 , embora os dados sejam parciais, pois nem todo mundo publicou, houve 73 acontecimentos em 23 países de todos os continentes, para os quais a AIH contribuiu em 46 casos em 20 países, com a participação de dezenas de milhares de pessoas. Trata-se de iniciativas de sensibilização e de luta que tiveram um bom impacto e que, em alguns casos, produziram desenvolvimentos importantes. Houve, em particular, a constituição de comitês unitários anti-despejos  em vários territórios, começando a concretizar o que está por trás do plebiscito da pesquisa referente à proposta de constituir "Forças-Tarefa Unitárias Anti-D espejos "  (1021 sim , ou seja, 97,2%, contra 30 não , ou seja, 2,8%).

Ao mesmo tempo, outras 258 organizações de habitantes e outras entidades solidárias assinaram a Declaração da AMH de Dacar , destacando assim o crescimento da vontade das convergências.

Sobre essas bases sólidas, depois das Jornadas, continuamos o compromisso unitário em diversos níveis, procurando assim contribuir para superar alguns atrasos manifestados pelos que pareciam ter escolhido outras prioridade.

Mais concretamente, nossos votos para 2012 Lutando e construindo em solidariedade a Via Urbana e Comunitária para bem habitar nosso planeta! , enviados a todo o mundo, contribuíram para abrir espaços unitários.

Em particular, por ocasião do Fórum Social Temático (Porto Alegre, 27 janeiro de 2012), desenvolvemos esse diálogo organizando a oficina sobre "Via Urbana e Comunitária e Campanha Zero D espejos "  com a participação de todas as organizações de habitantes e redes mais importantes do Brasil e da América Latina,  contribuindo igualmente para os conteúdos da Declaração da Assembleia dos movimentos sociais .

Por essas mesmas razões, estamos construindo juntos com todos os que continuaram a trabalhar no espírito das convergências, outras iniciativas unitárias de debate e de luta em todos os continentes, seja no nível local, seja visando às próximas datas globais importantes (Cúpula dos Povos - Rio+20, 20-24 de junho de 2012; Fórum Urbano Social - Fórum Urbano Mundial, Nápoles, 1-7 setembro de 2012) .

Com essa abordagem que privilegia a dinâmica sustentável das organizações de habitantes, estamos trabalhando com diversos parceiros no plano internacional e, em particular, na Itália e em Nápoles, para preparar o Fórum Urbano Social de setembro próximo.

É bom saber, então, que HIC e No-Vox também decidiram mobilizar-se e escrever um texto  com vistas a Nápoles, porém com a condição de que seja considerado como uma contribuição aberta às convergências do mesmo diálogo e do mesmo percurso.

Pelo contrário, considerar essa proposta como a convocação do FUS e enviar “voluntários em missão” do exterior a Nápoles só daria origem a malentendidos e obstáculos com relação a um "colonialismo político" próprio de certas ONGs que privilegiam os projetos financiados e não as dinâmicas e lutas populares.

Caros amigos e camaradas,

Nápoles é um território de fronteira, onde as organizações de habitantes são confrontadas com uma verdadeira guerra contra a camorra que representa os interesses da burguesia criminosa, não somente local. É mais uma razão para respeitar as dinâmicas e trabalhar juntos sobre os conteúdos, as propostas e as lutas, deixando de lado as abordagens perdedoras.

Seria desejável, então, convocar uma reunião de chat via skype do Comitê de Contato AMH (possivelmente antes de sexta-feira 17/02/12) com a seguinte ordem do dia:

  • Solidariedade com as lutas contra os despejos e no apoio aos militantes do direito de habitar
  • Calendário das iniciativas unitárias das organizações de habitantes e movimentos sociais urbanos em 2012 (Cúpula dos Povos-Rio+20, FUS-FUM, Jornadas de outubro, ...)
  • Verificação dos participantes do Comitê de Contato AMH, do método e das ferramentas de trabalho em comum
  • ...
    Contando com a participação nessa ampliação do diálogo e da colaboração de todas as redes de habitantes envolvidas, e também com a compreensão e o apoio dos organismos solidários, aguardamos seus comentários e propostas, ciao em solidariedade.

Cesare

---------------------- Cesare Ottolini Coordinador AIH www.habitants.org  ----------------------