Home » News » Newsletter » JORNADAS MUNDIAIS DO HABITAT 2011 » Chamada aos militantes dos Direitos à Moradia e à Terra: Participem da Campanha Mundial 2011 pelo Direito ao Habitat!

Mostra/Nascondi il menu

News

Chamada aos militantes dos Direitos à Moradia e à Terra: Participem da Campanha Mundial 2011 pelo Direito ao Habitat!

Reconhecendo os fatores estruturais comuns do sistema neoliberal que se escondem atrás das violações constantes e sistemáticas dos direitos à terra e à moradia através do mundo, e dando continuidade à decisão tomada pela Assembleia Mundial dos Habitantes,

constituímos o Comitê de Contato e convidamos a todos os militantes pelo direito à terra e à moradia para organizar e participar das ações massivas de 15 de setembro a 31 de outubro de 2011, exigindo respeito ao direito à moradia e à terra para todos, o fim imediato das expulsões e despejos, assim como da monopolização das terras, e a cessação da perseguição e da intimidação dos militantes.

Em todos os continentes, as comunidades locais são vítimas de violações concretas dos direitos à moradia e à terra. Por essa razão, devemos estar constantemente vigilantes e preparados a nível local. Por outro lado, em todos os cantos do mundo, devemos nos empenhar ainda mais para unir nossas forças de maneira solidária, para criar parcerias e alianças com outros atores e falar com uma só voz a nível global.

Para amplificar nossas vozes individuais graças à criação desse pedido mundial unificado, propomos que vocês organizem atividades (ocupações, passeatas, manifestações, fóruns públicos, etc.) para expressar a reivindicação dos direitos à terra e à moradia, da maneira mais adequada à sua comunidade. Essa campanha visa aumentar a eficácia de suas lutas locais, conectando-as com as reivindicações mundiais pelos direitos à moradia e à terra, à cidade e a um habitat decente para todos, sem discriminação. Ela visa também denunciar todos os efeitos perversos das políticas neoliberais, origem da crise global, da corrupção e da especulação imobiliária.

Uma maneira simples de participar dessa campanha é usar nosso slogan unificador durante as atividades locais: "Campanha Mundial 2011: Resistências e Alternativas para o Direito  ao Habitat [seguido do seu próprio slogan aqui]»

Além da mobilização no âmbito dessa Campanha Mundial 2011 pelo Direito ao Habitat de 15 de setembro a 31 de outubro de 2011, vocês também podem contribuir para a construção de um movimento mais global e unificado pelos direitos à terra e à moradia, adotando as seguintes medidas:

1) Difundir no mundo inteiro as atividades de sua organização durante a Campanha Mundial 2011, incluindo-as no Mapa  de atividades

2) Partilhar ideias e propostas referentes aos direito à terra e à moradia através do blog

3) Participar dos esforços coletivos para combater os despejos, a monopolização das terras e a perseguição aos militantes, publicando informações sobre as comunidades confrontadas a violações do direito ao habitat no Mapa de casos

Para mais informações sobre a Campanha Mundial 2011 pelo Direito ao Habitat, visitem o site http://worldhabitatdays.org

O Comitê de Contato :

Aliança Internacional de Habitantes (AIH)

Habitat International Coalition (HIC)

Leaders and Organizers of Community Organizations in Asia (LOCOA)

No-Vox

SELVIP

WITNESS

USACAI

Comitês Promotores da Assembleia Mundial dos Habitantes


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Maria Betânia Ferreira, Giselle Unti

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.