Home » News » info local » Casa de astro de “Quem quer ser um milionário?” é demolida

Mostra/Nascondi il menu

Casa de astro de “Quem quer ser um milionário?” é demolida

Slumdog star's home demolished

“Eles não nos informaram. Nenhum aviso foi dado”, afirmou a mãe de Azharuddin.

A casa na favela de Mumbai onde morava uma das crianças que estrelaram o filme vencedor do Oscar "Quem quer ser um milionário"  (1) foi demolida por autoridades municipais.

Quinta-feira, 14 Maio 2009 – BBC

As autoridades afirmam que ele e outras famílias estavam ocupando propriedade do governo. Ele fez o papel de um dos principais personagens no filme, que ganhou oito Oscars.

Relatórios dizem que a polícia agrediu o garoto, Azharuddin Mohammed Ismail, com uma vara de bambu, antes de mandá-lo sair.

“Estamos sem casa, não temos para onde ir,” Azharuddin disse depois da demolição.

A família morava num abrigo temporário feito de folhas de plástico sobre varas de bambu, numa favela perto de Bandra East em Mumbai.

Ele disse que estava dormindo quando o esquadrão de demolição chegou e mandou que eles saíssem, e depois derrubou toda a fileira de tendas erguidas no terreno.

A família alega não ter sido informada sobre o plano de demolição.

O oficial municipal Uma Shankar Mistry, que estava presente durante a demolição, disse à BBC que as autoridades somente derrubaram moradias temporárias e ilegais que haviam sido erguidas recentemente junto à favela. Ele disse que as casas estavam em uma área destinada a um jardim público.

Promessa de moradia

A mãe do ator mirim disse não saber o que vai acontecer com sua família agora e que a ajuda prometida pelas autoridades locais e pelos produtores do filme não se materializaram.

“Nossa casa foi invadida por oficiais. Não nos deram nenhuma acomodação alternativa. Anteriormente as autoridades haviam dito que nos dariam uma casa. Mas eu não acredito que isso vá acontecer,” disse Shamim Ismail à BBC.

As famílias de Azharuddin Mohammed Ismail e da co-estrela Rubina Ali, que fez o papel da jovem protagonista no mesmo filme, tiveram promessas de nova acomodação por uma autoridade local da habitação.

Mas uma decisão sobre se isso vai ou não acontecer ainda está pendente.

O diretor do filme Danny Boyle negou veementemente acusações de exploração.

Slumdog children on the Oscar party

Em fevereiro, Azharuddin (à esquerda) assistiu à cerimônia do Oscar em Los Angeles, EUA.

Os produtores do filme criaram um fundo para pagar a educação dos atores, que foram matriculados numa escola pela primeira vez.

Os produtores também anunciaram recentemente que vão doar 500.000 libras esterlinas para uma instituição que vai ajudar crianças que vivem nas favelas de Mumbai.

O filme faturou mais de 200 milhões de dólares (140 milhões de libras) em bilheteria em todo o mundo.

(1) Slumdog Millionaire , filme britânico de 2008.

Artigo

Keywords

Slumdog


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Sandra Possas