Home » News » Habitantes das Américas » Nova York, Em memória de Carmen Vega-Rivera “através da organização, somos uma força imparável”

Mostra/Nascondi il menu

Nova York, Em memória de Carmen Vega-Rivera “através da organização, somos uma força imparável”

New York, In Memory of Carmen Vega-Rivera

CARMEN VEGA-RIVERA, 1954-2019

Nova York, NY - No domingo, 15 de dezembro, o Bronx perdeu uma defensora de longa data do direito à moradia e estimada amiga: a ativista comunitária, organizadora e educadora Carmen Vega-Rivera faleceu aos 65 anos. Seus ensinamentos e exemplo sempre estarão conosco.

Queridos familiares, amigos e conhecidos,

Queria transmitir o reconhecimento de Carmen Vega-Rivera, a quem perdemos no domingo passado. Pessoalmente, perdi uma boa amiga, mentora e desafiante. Carmem viajou comigo internacionalmente porque queria saber mais sobre lutas internacionais e procurou etapas para compartilhar com o mundo as lutas e negligências das pessoas de Porto Rico. Desde que conheço Carmen, ela sofria de problemas de saúde física, mas nunca deixava sua saúde atrapalhar a missão em questão. Carmen vamos sentir sua falta !!!

Em solidariedade,

Robert Robinson

Moradora da Grand Concourse  por 37 anos, Vega-Rivera passou a vida defendendo a classe trabalhadora da cidade de Nova York, lutando por moradias com preços acessíveis, espaços públicos, oportunidades educacionais e reparos na infraestrutura. Ela foi a fundadora da Atabey Collaborative , que fornece auxílio para o desenvolvimento de instituições sem fins lucrativos voltadas à arte e à educação. Seus quase 40 anos de luta pelas causas incluem trabalhos como Say Yes to Education , o Programa de Tutoria do East Harlem, o Museu de Artes do Bronx e muitas outras instituições.

Carmen estava entre os líderes do projeto Community Action for Safe Apartments  (CASA), desempenhando um papel crucial na luta para proteger os negócios locais e tornar a moradia acessível parte do  controverso plano de rezoneamento da Jerome Avenue . Ela também participava ativamente da  Bronx Coalition for a Community Vision  (BxCCV), uma coalizão em defesa da moradia.

Entre tantas honrarias recebidas, estão o Educational Equity Concepts Ground-breaker Award , o Women’s History Month Governor’s Award for Excellence , o El Diario/La Presna – 50 Outstanding Latinas Award,  e o Ellen Lurie Award .

Em agosto de 2016, Carmen e os membros do projeto CASA participaram do Fórum Social Mundial em Montreal, Canadá, onde encontraram-se com ativistas de moradia do mundo todo, incluindo representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Brasil (MAB). Carmen viria a tornar-se membro do Comitê Americano de Solidariedade ao MAB.  A viagem a Montreal abriu seus olhos para a extensão dos problemas de despejo ao redor do mundo. Ao retornar à cidade de Nova York, ela lutou pelo direito da sua organização de participar do Fórum Alternativo ao Habitat III em Quito, no Equador.  Este fórum  foi organizado, entre outros, pela  Aliança Internacional de Habitantes, onde acontece o Tribunal Internacional de Despejos (TID). Enquanto participava do tribunal, Carmen aproveitou a oportunidade no Equador para informar as pessoas sobre as dificuldades em Porto Rico, principalmente o abandono por parte do governo norte-americano após a devastação causada pelo furacão Maria.

Carmen viajou diversas vezes ao Brasil como membro do Comitê Americano de Solidariedade ao MAB, participando do Fórum Alternativo Mundial da Água e de seminários internacionais. Quando informado de seu falecimento, um militante do MAB comentou que  lembrava de Carmen como uma pessoa amável e cheia de energia.

Uma mensagem na página do Facebook do projeto CASA  dizia: “Seu espírito e energia eram contagiantes, sua paixão infinita, seu senso de humor afiado, seu comprometimento com o Bronx profundo, e ela acreditava e exigia veementemente que outro mundo fosse possível. Carmen deixa um legado de grande sabedoria e crença em nós mesmos de que por meio da organização, nós somos uma força imparável.”

Ela deixa o marido, uma filha, um filho, cinco netos e um bisneto.

O Bronx e a cidade de Nova York são os que mais sofrem com a morte de Carmen Vega-Rivera. Sua devoção ao bem maior é um  belo exemplo para todos nós.


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Letícia Carvalho, Nelson Soares