Home » News » Habitantes das Américas » Milhares marcham em São Francisco para a demanda "Habitação, não algemas"

Mostra/Nascondi il menu

Milhares marcham em São Francisco para a demanda "Habitação, não algemas"

San Francisco: Housing Keys,  Not Handcuffs, SAN FRANCISCO, janauary 2010

San Francisco: Chaves: de casa sim, de algemas não

O seguinte artigo apareceu em 20 de janeiro de 2010, na página A- 8 do San Francisco Chronicle . Paul Boden é o diretor do Projecto Regional Ocidental de Aconselhamento (Western Regional Advocacy Project WRAP), que organizou a manifestação. WRAP é uma organização membro da“Campanha Pelos Direitos Economicos e Sociais das Pessoas Pobres” (PPEHRC).

Necessidade de habitação econômica maior do que nunca

Paul Boden

"A mudança não virá se esperarmos por alguma outra pessoa ou alguma outra hora. Nós somos os únicos de quem estivemos à espera. Nós somos a mudança que queremos." - Barack Obama (5 de fevereiro de 2008)

Durante o primeiro ano do presidente Barack Obama no poder, nós aprendemos que a mudança pode acontecer muito rapidamente quando uma crise financeira está iminente, mas o que dizer das dezenas de milhões de pessoas em crise humana? Nossa mudança ainda causa barulho. Quase 40 milhões de americanos vivem abaixo da linha da pobreza – 43% deles em pobreza profunda. O número de sem-teto aumentou 12% de 2007 a 2008 em cidades de todo o país. Mais pessoas estão sendo empurradas para a rua. Se alguma vez este país já viu uma necessidade de mudança, é agora.

Habitação econômica é a única solução para acabar com os sem-teto. Depois de anos de organização da comunidade por centenas de grupos a nível nacional, temos visto algum sucesso quando a legislação criou o Fundo Nacional de Habitação aprovada em 2008. A Casa já incluiu o financiamento de $ 1 bilhão (mil milhões) em um projeto de lei aprovado em dezembro para empregos temporários, mas o Senado deve agora seguir o exemplo. Com esse dinheiro, os promotores de habitação poderiam produzir dezenas de milhares de novas unidades de habitação econômica e de empregos.

Ao invés de reconhecer a verdadeira causa dos sem-teto - a ausência de casas acessíveis para pessoas muito pobres - a sabedoria convencional continua a retratar a falta de moradia como um problema de indivíduos: sua disfunção, preguiça, doença mental ou abuso de substâncias. Esse mito ignora a realidade das famílias que coabitam por motivos econômicos,ou a viver em hotel, os trabalhadores pobres que não podem pagar aluguel de um mês inteiro, os idosos que perderam as suas habitações devido ao enobrecimento urbano, que reduziu a oferta de habitação acessível.

Hoje, centenas de organizações e milhares de pessoas convergem para a Costa Oeste, São Francisco para avaliar nossos ganhos e as nossas perdas, e organizar para o que deve acontecer em seguida. Para começar, o presidente Obama precisa fornecer um aumento significativo de financiamento ao HUD (Departamento da Habitação e do Desenvolvimento Urbano) no orçamento federal.

Junte-se a nós comemoramos o aniversário de um ano da eleição de Barack Obama e tornar-se parte da mudança que votaram a favor!


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Natália Bis, Fernando Oliveira