Home » News » Debate: como estourar a “bolha imobiliária”? » Destruir os Guetos: O Preço está Errado

Mostra/Nascondi il menu

Destruir os Guetos: O Preço está Errado

Tudo aquilo que, o misantrópico Jenkins faz chamar –‘ um pequeno ajustamento mental’- é na verdade, uma economia de destrução e, não de producão, protegida pelo governo e, que não tem nada a ver com as necessidades dos seres humanos - mas que são dictadas pelos interesses daqueles que lidam no ’moneyness’.

A crise final sobre o capitalismo, não é sem ser notada. Acabou de chegar, sobre a forma de uma figura bem alta e grotesca, á cabeça da parada, ao soar da meia noite, na cidade de Grenwich, no dia de Haloween.

Aqui lhes apresento, a ultima jogada criminal, inventada pelas autoridades governativas, dos Estados Unidos:

Destruam todas essas casas a preços altos; tudo issso que recentemente foi construído, mas que não pode continuar a ser financiado, para poder ser vendido. Não, não se preocupem de convertir nada para que as casas possam ser arrendadas , reutilizadas, como casas para familias, a preços razoáveis. Com isso, satisfazer as necessidades de milhares de familias desesperadas e, pessoas que tudo o que querem, é de fazer parte das suas familias, que vivem nestas áreas, numa atmosfera que nos parece impenetrável.

Não se preocupem; o governo federal é quem pága a conta para esta enorme destrução.

Sugére-se agora, que se deite abaixo o ‘excedente’ do inventório das casas, nos Estados Unidos; arrazar com tudo, até que venha uma nova carência de habitação, ao ponto que as casas que sobrevivem, possam adequerir um valor aproximado, àquele que tinham antes da bolha rebentar.

Isto é o que se está a passar: a economia dos Estados Unidos, só conségue melhorar, destruindo os poucos productos, que aínda conségue criar. Isto é o que acontece, quando os puros capitalistas governam a sociedade e, são pessoas que não têm a minima ideia, como se produzem as mercadorias e os serviços, que têm, apenas, conhecimentos de como fazer com o dinheiro, ou para usar a nova palavra inventada recentemente, ‘moneyness’ - tudo aquilo que podemos utilizar em vez de dinheiro.

Tal como, os 516 triliões de dólares, na forma de ‘derivativos’, que os grandes bancos guardam, porque ninguém conségue advinhar o valor disso.

‘ Instrumentos’ estranhos, os quais pareciam tão bons como o dinheiro,contanto que as Instituições financiárias continuassem a pretender que era como se fosse dinheiro.

Chegará a altura, em que os ‘derivativos’ terão que ser despachados para alguém, mas temos um problema. O Produto Bruto Anual dos Estados Unidos, chega só a $17 trliliões de dolars, com o planeta inteiro a produzir, em Bens e Serviços, apenas $50 triliões de dolares por ano. Consequentemente, afiançar os derivativos no mundo por dez vezes mais, é impossivel a alguém de fazer isso.

Mas, estes capitalistas malucos, tem o poder de conseguir arazar estas casas.

Na edição de 2 de Abril, no Wall Street Journal, Holman W. Jenkins, Jr,.. sugére que, utilizem os dolares recebidos dos impostos - ‘em mercados especiais’ - na compra e na demolição das casas de todos aqueles que não têm hipótese de pagar por elas; que se encontram desocupadas, que estão só meias construídas e, neste processo, fazer subir os seus preços e ao mesmo tempo baixando a disponibilidade das casas. Jenkins alude-se ao ghetonomics - o governo, com máximo poder de destrução e, menos compreênsão, perante os cidadãos - como se fosse um modelo de negócios emergentes.

‘Nos mecados de habitação deprimidos ao máximo, Jenkins cita o chefe da Reserva Federal-Berne Bernanke; ‘a pior qualidade de apartamentos são constantemente demolidos para eliminar os problemas de segurança e reduzir a oferta deles’.

Mas Jenkins, não está preocupado com a segurança, mas sim a conservar a oferta baixa e, os preços altos. Por exemplo: ‘ Baltimore, foi elogiado, pelos esforços despendidos em conservar os seus mutuários nas casas deles; mas, aquilo que não foi dito, é que existe um plano de demolir as casas que estão encerradas.

Cleveland, gastou $6 milhões por ano, na demolição de edificios. Daytona, está a fazer planos de demolir 550 edificios, este ano. Só basta agora, um ajuste mental, para utilizar os buldozers nas casas que foram construídas ‘de novo’. Por quem nos tomam.

Aquilo que, o misantropo Jenkins, chama um pequeno ajuste mental, ‘ é na verdade um governo - uma economia, que subsidia a destrução em vez da produção, totalmente divorciada das necessidades dos seres humanos e, em vez disso, dictadas por todos aqueles que lidam com ‘moneyness’.

Demolindo as casas excedentes, seria o meio mais eficiente e mais justo, para gastar os dolares dos impostos. Isto, pode prosseguir experimentalmente. Pode ser parado quando a necessidade se evapora. Isso, não ensinaria nada aos Americanos; o facto de que as dívidas pela habitação, não são custos reais e, não necesssitam de ser pagas de novo. Isso,nao traria beneficios para os mutuantes e os mutuários, mais irresponsáveis, á custa desses mais responsáveis. ‘O mercado da habitação teria que afundar-se mais, mas o fundo seria mais elevado (e mais cêdo)’ , afirmou Jenkins.

‘Casas excedentes’, num país onde as casas a preços razoáveis estão a desaparecer. A mesma coisa, como no caso de Nova Orleães, que haviam ‘pessoas excedentes’ e que foram dispersadas e banidas, graças a um movimento conjunto, público, privado e metereological, sobre o grande titulo de Katrina.

Aquilo que, os grandes capitalistas, não podem tirar vantágens, é do termo’ excedente’.

Nada, nos fará duvidar, da loucura do capitalismo de hoje. A sua razão de ser, não tem nada a ver com a Oferta e a Procura, como constantemente repétem ás crianças inocentes das escolas, durante classes mal preparadas e sem bases apropriadas.

Wall Street e os seus lacaios do governo, creáram de propósito, esta monstruosa bolha, onde as casas são avaliadas a preços enormes e, fora do normal, de modo que, as dividas podem continuar a aumentar e, dar a entender, que uma sociedade não productiva, faz na verdade coisas, que são sãs, e que valem a pena fazê-las.

Nunca tivemos duvida alguma, que que este esquema - o qual viola todas as lições recebidas do presente e do passado, poderia evitar este desastre absoluto..

De repente, aquilo que era um preço exorbitável um minuto, transfou-se noutro, em uma redundância, quase sem valor algum.

Sem valor? Não, não sem valor, para mi ou vocês, e um grande número de pessoas, que nós conhecemos bem; que têm ânsia, de encontrar um lugar digno, onde possam residir, a um preço razoávelmente adequado, ao orçamento de familias da classe média, nos Estados Unidos.- $35.000 dolares por ano, em relação ás familias Nero-Africanas, vs., cerca de $60.000 dolares em relaçao ás familias dos brancos.

As casas existem. Claro que existem e muitas; muitas mais poderiam ser construidas - casas grandes, casas pequenas, casas urbanas, casas rurais- mas os conspiradores, que governam os Estados Unidos, e na maioria a economia do Mundo, porque só querem ser eles a beneficiar, satisfazem as suas exigencias, com lucros cada vez mais altos do seu investimento. Fazem isso de dois modos: Soprando bolhas, até que enevitávelmente rebentam, ou rapina internacional, através de ataques directos ou sob a forma de ataques forçados.

De acordo com, o que foi escrito, no Wall Street Journal, e segundo o que Holman W. Jenkins nos informa, as bolhas de destrução e os bulldozers, necessitam de ser usados imediatamente, em muitas partes populadas por Afro-Americanos, onde a crise dos emprestimos do subprime se faz sentir mais.

Se não é possivel financiar estas casas de ghetos, aos preços que pedem, aos preços da bolha, então, terão que ser destruidas, para que as casas se tornem mais escassas ainda em geral. Brevemente, com esta escassez, os preços das casas, voltarão ao normal.

Todos os três candidatos presidenciais, têm boas relações amigáveis com os loucos de Wall Street, cujos, intruduziram ao povo, a ‘civilização’ do Oeste, que include Cleveland e Baltimore, que os leva para além do abismo.

Nada os convence, de parar com a demolição das casas; algumas em perfeitas condições, ao mesmo tempo que, os capitalistas loucos, amontoam os haveres - pessoais e materiais, no fundo das escavações, na esperança de uma aterrágem suave. Mas não é possivel de encontrar uma solução, porque as pessoas humanas e Wall Street, se opõem diametricamente, nos seus objectivos e aspirações na vida.

As pessoas humanas, aspiram a ter uma certa instabilidade na vida deles. Aspiram a uma hipotese razoável, que os seus filhos possam vir a ter um mundo melhor, ao nivel material, moral, e intelectual; e um grau de justiça social, onde as pessoas se possam olhar de cara a cara. Estas pessoas, requerem um técto para os proteger, em condições justas e apropriadas.

Esses, de Wall Street, querem ter só o poder deles; aquilo que, é contrário á Justiça, e a tudo aquilo que é justo. Muito em breve seremos forçados a combatê-los. A ideia que eles têm sobre ‘excedentes’ soa mortal.

Fonte: Black Agenda Report http://www.nathanielturner.com/eardownghettopriceiswrong.htm