Home » News » Autoridades Locais » Fazer a voz dos habitantes da Africa ser ouvida

Mostra/Nascondi il menu

Fazer a voz dos habitantes da Africa ser ouvida

imagen

Facing forced evictions in Africa (© Amnesty International, March 2012)

De 4 a 8 de dezembro a AIH fará as vozes dos habitantes urbanos de África serem ouvidas em Dacar ao hospedar e participar de uma série de eventos, inclusive a Sexta Cúpula de Africities (nenhuma cobrança de registro para participar à Sessão Temática sobre as Associações dos Habitantes) e reuniões com organizações dos residentes locais nos bairros.
Desta maneira, a rede esta construíndo relacionamentos e convergências desenvolvidas na última Assembleia Mundial dos Habitantes (AMH, FSM Dacar 2011) e fomentando a participação na próxima AMH que vai ser realizada em Tunes (FSM, março de 2013). Sua assinatura é necessária para apoiar o reconhecimento das organizações dos habitantes.

Africities e reuniões nos bairros populares para fazer a voz dos habitantes ser ouvida

Na semana de 4 a 8 dezembro, a Aliança Internacional dos Habitantes vai participar da Sexta Cúpula de Africities em Dacar Senegal. Africities é a principal junção do continente de ministros do governo local, prefeitos da cidade, burocratas e líderes tradicionais bem como os sindicalistas de comércio?, os acadêmicos, as ONGs e as CSOs e é uma oportunidade importante para que os movimentos sociais se empenham com os representantes dos governos locais e centrais.

Note que não há nenhuma cobrança do registro para quem assistir à Sessão Temática em Associações dos Habitantes e incentivamos as pessoas de Dacar a virem e se ajuntarem a nós ouvir sobre outros esforços em toda a África.

A AIH, junto com os sócios locais da ENDA-TM, está hospedando uma Sessão Temática sobre Associações dos Habitantes (9:00 AM, 5 de dezembro, no Grand Amphitheatre ) que vai olhar para exemplos de interações dos residentes com autoridades locais e nacionais em todo o continente à luz da ocorrência crescente de despejos forçados e da crise da moradia em cidades africanas. Discutirão também a democratização, a descentralização e a participação num esforço de encontrar maneiras de estabelecer associações e e outras cooperativas colectivos dos habitantes como atores primários em processos urbanos.

Com os delegados que vêm de um certo número de organizações como RNHC ( Camarões), Abahlali baseMjondolo (África do Sul), Instituto dos Direitos Socioeconômicos da África do Sul (SERI), Associação Nacional dos Contribuintes (Kenya), Centro Amandla de Zimbabwe (Zimbabwe), SOS Expulsões (Argélia), UACDDDD, No-Vox (Mali), Associações Coletivas de Desenvolvimento (RDC), a equipe é convidada a participar de um número de outras de sessões em Africities, como "O movimento da democratização da África: Estratégias locais para alcançar os direitos a cidade" (Fórum Civil de Senegal) (2: 30 PM, 4 de dezembro, sala B 06); "Estratégias para a participação do povo e cidadania” (SDI) (2:30 PM, 4 de dezembro, sala C 12); e a "Sessão especial sobre Orçamento Participativo (CCGLUA) (2:30 PM, 5 de dezembro, sala B 01).

Jules Dumas Nguebou de Camarões vai apresentar na sessão do "Fórum africano da participação do cidadão” (9:00 AM, 6 de dezembro, sala Teranga) onde o Prof. Yves Cabannes, do DPU, Londres, e conselheiro técnico da AIH, vão moderar. Duas ferramentas concretas serão apresentadas lá: o Mapa Mundi do Habitat Urbano e o CITEGO.

Também enfatizamos a sessão sobre o "Financiamento da Moradia Social” (2:00 PM, 6 de dezembro, sala Teranga), um tema emergente em toda a África, onde, em especial, será apresentado a proposta do Fundo Popular para a Terra e a Moradia, que é um instrumento inovador, lançado originalmente pela AIH na América Latina, para promover as políticas participativas de moradia, financiadas, em especial, pelos recursos públicos livres do pagamento da dívida externa.

O lançamento internacional da Anistia de "Saiba suas obrigações: Um guia para a prevenção dos despejos forçados” (1:00 PM, 6 dezembro, quarto da oficina) entregará uma ferramenta nova para informar cidadãos, e fortalecer assim as lutas locais contra os despejos no continente. Informação é poder e nossos cidadãos precisam acessar mais informações como essa.

Construção das convergências, em direção àAMH 2013

A AIH vai se reunir também com residentes locais nos bairros de Dacar, construindo sobre os relacionamentos desenvolvidos na última Assembleia de Habitantes (AMH, FSM, Dacar, fevereiro de 2011) e fomentando a participação na próxima AMH que ocorrerá em Tunes (FSM, 26-30 de março de 2013).

Para este fim, junto com outros recursos, a AIH será apresentando e disseminando a "Memória dos Habitantes" sobre  resultados e propostas da AMH 2011, inclusive um DVD com dezenas de entrevistas com os líderes sociais urbanos de todo o mundo.

Dacar ainda está em outro estágio de construção das convergências em relação a Via Urbana e Comunitaria, um espaço unido, global e de apoio para que as organizações e as redes de habitantes compartilhem suas experiências, preparem estratégias e plataformas, controlem ferramentas, determinem e implementem compromissos, para reforçar a solidariedade com as lutas g/local para defender os habitantes e se preparar para “outro mundo possível”: viver corretamente em nosso planeta. Segue o Forum Social Urbano em Nápoles de setembro e as Jornadas Mundiais Despejo Zero de outubro. Em janeiro, a AIH estará no Forum Social Africano em Kinshasa, como construímos em relação à Assembleia Mundial dos Habitantes.

Te incentivamos a participar em nossas atividades especialmente preparando-se já para a AMH!

 

Sua assinatura é necessária para apoiar o reconhecimento das organizações dos habitantes

Um dos objetivos em Africities é persuadir as Cidades e Governos Locais Unidos da África (CGLUA) a adotarem as resoluções propostas que promoverán o desenvolvimento das associações dos residentes no continente. Você pode acessar o projeto das resoluções aqui .

>>> Envie o nome da sua organização e contato para apoiar estas propostas ao  iai.southernafrica@ habitants.org  e   info@ habitants.org  >>>

 

Os habitantes em Africities

King Fahd Palace Hotel, Pointe des Almadies, Dacar

DATA HORA LOCAL SESSÃO ORGANIZADORES TÍTULO
04-Dez 2:30 PM B 06 1 PM 04-A ARGA O movimento da democratização da África
04-Dez 2:30 PM B 12 1 PM 01-B Fórum Civil de Senegal Estratégias locais para alcançar os direitos
04-Dez 2:30 PM C 12 1 PM 04-B SDI Estratégias para a participação do povo e cidadania
05-Dez 9:00 AM Grand amphitheatre 2 AM 01 AIH/ENDA TM Associações dos Habitantes
05-Dez 2:30 PM B 01 2 PM 03 UCLGA Orçamento Participativo
06-Dez 2:00 PM Teranga SS 3AM 18 WBI Fórum africano da participação cidadã
06-Dez 4:00 PM Teranga SS 3PM 22 RNHC/WBI Crise financeira internacional e crise de moradia: quais as responsabilidades das Autoridades LocaisAfricanas
06-Dez 9:00 AM Teranga SS 3PM 23 RNHC/WBI Alocação do ICT e participação cidadã no serviço do governance local da África

Baixe o programa completo  de Africities

Lugar para o qual este artigo se aplica


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Francisco Van Lee Pereira

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.