Home » A Via Urbana » FORO DOS HABITANTES DO MEDITERRÂNEO » Marselha, de 21 a 23 de junho, será a capital dos Habitantes do Mediterrâneo

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Marselha, de 21 a 23 de junho, será a capital dos Habitantes do Mediterrâneo

Encontro na Faculdade St. Charles, Marselha, no fim de semana, nos dias 21 a 23 de junho, para os Estados Gerais da cidade e o Forum dos Habitantes do Mediterrâneo, na véspera do Encontro das Duas Margens.
Marselha, capital dos habitantes, dos residentes, dos imigrantes et refugiados do Mare nostrum, das convergências locais, mediterrâneas e internacionais.

Em novembro 2018, os desmoronamentos criminosos dos imóveis na rua d'Aubagne em Marselha juntaram milhares de pessoas reclamando justiça e direito à cidade.  Nessa mesma época, em Marrakesh, as organisações sociais de muitos países costeiros propunham a criação da Rede de Habitantes do Mediterrâneo.

As trocas  e as reuniões destes últimos meses produziram o cruzamento e reforço destas dinâmicas. Em Marselha, os grupos, as associações e as organisações sociais consolidaram a congregação em torno do Manifesto por uma Marselha viva, solidária e popular, tendo como pano de fundo o desafio das eleições municipais em junho 2020.

A Aliança Internacional dos Habitantes desenvolveu a proposta da Rede dos Habitantes do Mediterrâneo, para reunir e favorecer as trocas de experiências, o compartilhamento de estratégias e a solidariedade em nível do Mediterrâneo.

A realização do Forum e dos Estados Gerais é uma alternativa  ao Encontro das Duas Margens, defendido por Macron para relançar uma União para o Mediterrâneo  guiada pelo Estado Francês  e onde o exercício e a aplicação dos direitos humanos são limitados na maioria dos 22 países costeiros de mais de 500 milhões de habitantes.

O eixo será o direito à cidade , solidário, multiético e multicultural. Nele serão discutidos o direito à habitação, o direito à terra, o direito à água, a um meio ambiente saudável, à saúde, a serviços públicos adequados para cidadãos e cidadãs, a uma governança local participativa, a uma livre circulação das populações , à igualdade de gêneros. Serão ouvidos os testemunhos dos representantes de tripulações de barcos de resgate de imigrantes no mar e dos prefeitos que os acolhem reavivando suas cidades. Também testemunharão os jovens do movimento Stop Pollution Gabès, que lutam pelo fechamento do Grupamento Químico que mata a população e o meio ambiente há mais de 40 anos.

Por meio de oficinas e encontros, autogeridos e autofinanciados, Marselheses e Redes Internacionais querem mostrar aos decisores que os surdos ouvidos locais e os encontros internacionais fechados estão distantes das preocupações da coletividade dos habitantes que lutam cotidianamente pela melhoria de suas condições de vida, propondo soluções alternativas fundadas na resistência dos habitantes através das lutas dos movimentos sociais das duas margens do Mediterrâneo, dos Foros Sociais, dos encontros e das trocas internacionais, assim como das políticas das autoridades locais progressistas.

O Pacto de Marselha do Forum e a Declaração solene dos Estados Gerais que serão lançados serão os guias das próximas etapas. Uma manifestação surpresa e festiva marcará esta etapa.

Programa dos Estados Gerais de Marselha

Programa do Forum dos Habitantes do Mediterrâneo

Info:  

rmh@habitants.org - www.habitants.org

etatsgenerauxdemarseille@gmail.com - Les Etats Généraux de Marseille

Alliance Internationale des Habitants

et les Collectifs et Associations Populaires de Marseille

 

Info pratiques

  • Le Lieu
    Université Aix-Marseille
    Site de Saint-Charles
    3 Place Victor Hugo, Marseille

La Faculté St Charles qui accueillera nos rencontres le samedi et le dimanche nous impose une inscription obligatoire au plus tard pour le jeudi 20/06/19 à 14.00.

INSCRIVEZ-VOUS

SOUTENEZ FINANCIÈREMENT , même modestement, cette initiative citoyenne ! Les petits ruisseaux font les grandes rivières...!


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

GIL SOARES JUNIOR

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.