Home » A Via Urbana » Assembleia Mundial dos Habitantes 2013 » Noticias de Túnis

Mostra/Nascondi il menu

A Via Urbana

Noticias de Túnis

Tunis-Istambul: Pelo reconhecimento internacional do Direito à Cidade

O Fórum Nacional de Reforma Urbana esteve presente, em março deste ano, na Tunísia participando de diversos eventos que marcaram uma importante consolidação da agenda do direito à cidade no âmbito internacional.En março de 2013, ocorreu o Fórum Social Mundial (26 a 30), o IV Fórum da Terra (26 a 29), e a Assembleia Mundial dos Habitantes - organizada pela Aliança Internacional dos Habitantes, Rede Novox e Habitat International Coalition (HIC).

Túnis, a cidade rebelde Berbere, com aroma de jasmim, âmbar e rosas

As atividades do FSM se iniciam com uma grande passeataMilhares de manifestantes anticapitalistas demonstraram sua solidariedade para com o processo revolucionário, que começou em Túnis, por meio de uma passeata pela “Dignidade”, que, no dia 26 de março, percorreu o centro da capital tunisiana e deu início ao Fórum Social Mundial (FSM).

Reunião: “Em direção à rede pan-africana de organizações de habitantes”

As reuniões de associações de cidadãos africanos urbanos em convergências como a AMH 2011, o FSU e Africités 2012, chegam a um consenso para estabelecer uma rede continental de moradores organizados. A AIH propôs debater a questão por ocasião da AMH de Tunis. As partes interessadas são chamadas a participar e compartilhar comentários e sugestões a respeito desta reunião seminal sobre o caminho para uma cidadania fortalecida em todo o continente.

Segundo Encontro Internacional: Construindo a defesa g-local das vítimas dos mercados imobiliário

No quadro do Fórum Social Mundial, em 27 de março, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de experiências de luta, compartilhar a análise e as estratégias, reforçar a solidariedade internacional com lutas locais e definir ferramentas comuns de conhecimento, alerta, solidariedade, foi criado o II Encontro Internacional "Construindo a defesa g-local das vítimas dos mercados imobiliários", contribuição temática para a Assembléia Mundial dos Habitantes.

OFICINA DA CONAM no FSM

Rumo à 2ª Assembleia Mundial dos Habitantes - Tunísia Data: 29/03/2013 Horário: das 9h a 11h30 Local: Sala P12 Atividade: Oficina - Pelo o Direito e acesso Universal dos bens comuns sobre: Habitação, Saneamento, Energia e Água.

Enfrentar a especulação imobiliária

Michelangelo Di Beo (União dos inquilinos) está bem acompanhado no encontro organizado pela Aliança Internacional dos Habitantes com as vítimas da especulação imobiliária e financeira no âmbito da Assembléia Mundial dos Habitantes do Fórum Social Mundial. Com os representantes de iniciativas de leis provenientes da Argentina, da Alemanha e dos Estados Unidos, a União dos Inquilinos apresentou, em Túnis, os resultados impressionantes das liberalizações das locações, do desmantelamento e das privatizações.

Sair do mercado para abrigar mil milhões de pessoas

(AMH, Tunízia, 28 de março de 2013) Expositores Cesare Ottolini : Apresentação dos objetivo da oficina. Pascale Thys :  Apresentação do Mapa-mundi urbano e sua relação com as propostas. Paul Maquet Makedonski : Apresentação da iniciativa latinoamericana de formulação de propostas alternativas combinadas e participativas de moradia popular. Jules Dumas : Experiência cooperativa em Camarões Antonhy Prashant : Experiência da Índia Cristina Almazán : Experiência do México

Túnis, a Verdade nem sempre é bonita de se ver, entretanto os sem domicílio fixo estão lá

Conférence Doustourna, La vérité n'est pas toujours belle à voir, pourtant les SDF sont là (FSM Tunis, 27 mars 2013) Um título muito revelador do conteúdo da conferência preparada por um grupo de jovens militantes ativistas da Associação Rede Doustourna, célula de Medina, contribuição para a Assembleia Mundial dos Habitanres (AMH), dentro do quadro do Fórum Social Mundial, sob o slogan "Karama" (Dignidade), que teve lugar de 26 a 30 de março de 2013, em Túnis, capital da Revolução do "Jasmim".

O Guia popular despejos zero e para a defesa do território

Com a presença de mais de 120 líderes sociais de Camarões, Marrocos, Kenia, Zimbabue, Palestina, Tunízia, Índia, Alemana, Itália, França, Bélgica, Espanha, Portugal, Londres, Argentina, Brasil, República Dominicana, Haiti, Venezuela, Estados Unidos, Chile, Colombia e México, foi apresentada o ‘Guia despejos zero’, no âmbito da oficina temática da AMH organizada pela AIH, na Tunísia, em 28 de março de 2013.

Les luttes pour le logement, les vidéos

Dans le cadre du Forum Social Mondial (FSM) de Tunis, le 29 mars 2013 a eu lieu un atelier "Les luttes du logement" co-organisé par le réseau No-Vox et Aitec.