Home » Campanha Despejo Zero » Jornada Mundial Despejo Zero em 2008 » News » 25 de Outubro na Russia: « Jornada da ira social »

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

25 de Outubro na Russia: « Jornada da ira social »

A decisão, foi tomada a seguir ao Forum social siberiano de Irkutsk, em Agosto de 2008, ( 200 partecipantes de 36 regiões da Russia), de lançar os preparativos de uma jornada nacional das acções unitárias dos movimentos sociais. Um dos principais iniciadores desta jornada foi a União dos Soviéticos de Coordinação da Russia, (SKS) mas, a menságem tem o suporte de um número de outros movimentos sociais, sindicatos independentes, associações de inválidos, grupos de ecologistas, associações de estudantes. Os partidos politícos devem dar o seu apoio, dando o primeiro lugar aos movimentos sociais e às reivindicações sociais. Vários grupos da esquerda se fizeram ligar às Comissões de organizações locais. O Partido comunista oficial sente-se de momento indicisivo.

O objectivo principal desta acção, é de proclamar solidáriamente, a responsabilidade do poder na politica anti social e anti democrática em vigor, de progressar com as reivindicações comunais, sobre os problemas sociais mais importantes.

No apêlo, adoptado pelos partecipantes ao Forum siberiano, é especialmente declarado: « Assim como demonstrou o Forum, em todas as cidades as pessoas sófrem dos mesmos problêmas e, a pesar das divergências ideológicas, mobilizam-se com o mesmo objectivo – fazer obrigar o poder a render contas aos seus cidadãos, baseado nas mesmas leis - justiça social, controle do poder pelos cidadãos, respeito dos direitos democráticos. Mas onde quer que as pessoas começem a defender os seus direitos, e estes tornam-se cada vez mais e mais numerosos – pois que, estes sófrem com as repressões, são vistos como extremistas ». Mas os obstáculos servem a redobrar a determinação dos cidadãos que, continuam lutando com mais força que núnca. Esta é a razão porque nós chamamos esta jornada « Jornada da Ira Social ». Os slogans principais da Jornada estão formulados deste modo: « O poder sobre o control do cidadão! » et « Pela justiça social e os direitos dos cidadãos! ».

Cada uma das cidades prepára a jornada com sua apropriada Comissão de organização e, com suas próprias prioridades. Portanto, os movimentos dos habitantes, sendo grandemente responsáveis, a difundir esta campãnha, pelos direitos sociais, os témas prioritários dos folhetos, jornais e declarações, referem-se ao alojamento e à cidade.

A este respeito, as reivindicações apresentam-se como tais:

- A realização do direito, garantido por lei, a um meio ambiente de vida favorável;

- A restauração dos velhos prédios, à conta du orçamento do Estado, como reconhecimento pelo Estado, da sua dívida, vis-à vis dos seus cidadãos, pela indeligência das sociedades comunais na manutenção dos prédios;

-Parár com a sabotágem pelos poderes locais, aos direito de auto gestão dos condominios e, à propriedade coléctiva indivisivel nos terrenos dos prédios;

-A sumetêr, todos os projectos de construção de prédios, à opinião pública, por meios de referendums locais;

- A interdir as expulsões forçadas, em especial, às que dizem respeito aos habitantes das residências de trabalhadores;

- A interdir as expropriações arbitárias, em particular, em Sotchi ou nos arredores de Moscovo (Boutovo).

Até agora, já 42 regiões respondêram ao apêlo e establecêram Comissões de organização. A geografia é enorme: de Kaliningrad ao West em Sakhalin ao extrêmo-oriente, de Saint-Pétersbourg au Norte em Astrakhan e Sotchi ao Sul.