Home » Campanha Despejo Zero » Concurso de vídeo Jornadas Mundiais Despejo Zero 2008 » Começa agora a verdadeira disputa: juntos contra os despejos, pelo direito à moradia sem fronteiras

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

Começa agora a verdadeira disputa: juntos contra os despejos, pelo direito à moradia sem fronteiras

Lançada pelas Jornadas Mundiais Despejo Zero 2008, a primeira edição do Concurso de vídeo da Aliança Internacional dos Habitantes, em apoio à luta pelo direito à moradia, recebeu treze vídeos procedentes de oito países e de todos os continentes. Estas obras disputaram a honra e o direito de serem exibidas durante o FSM 2009 em Belém e durante os principais acontecimentos da Campanha Despejo Zero.

Completada com êxito a votação do público, levando em conta a qualidade das obras, suas diferenças e complementariedade bem como a necessidade de escutar as múltiplas vozes dos habitantes, o Comitê de Coordenação AIH decidiu premiar todos os vídeos.

A verdadeira competição começa agora: todas as obras juntas, neste CD e sobre Housingtube (www.habitants.org), para fortalecer a luta para enfrentar solidariamente os despejos, sem fronteiras.

Tratas-se de obras que revelam, de uma maneira dramática ou com certa ironia, a face oculta de cidades e políticas, brilhantes na aparência, mas que com freqüência têm determinado o preço das desocupações e destruições que não oferecem nenhuma alternativa válida aos moradores envolvidos.

Histórias que denunciam as violações dos direitos humanos, em particular o direito à moradia, praticadas em muitos países em nome das políticas neoliberais, da exclusão social, econômica e racial.

Porém trata-se também de histórias que nos contarão as resistências e as alternativas que deixam prever a possibilidade de viver em outro mundo, ou seja, onde os moradores serão os construtores, não apenas os clientes usuários dos espaços urbanos.

É talvez por estes motivos que, muitas vezes, estas histórias são ignoradas ou tratadas de maneira superficial pelos grandes meios de comunicação que as consideram como fatos marginais, apesar de que, a amplitude da crise urbana e da habitação deveria faze-los estudar com profundidade a origem do fracasso da globalização neoliberal. Com efeito, estamos falando de mais de 1,2 bilhões de pessoas sem teto, ameaçadas pelas desocupações ou mal alojadas no mundo inteiro, que raramente aparecem nos noticiários: porém, trata-se de nós mesmos, de vocês, de nossos amigos e não de fantasmas.

Em primeiro lugar, saudamos efusivamente a todos os participantes do Concurso de vídeo, pelo compromisso, a paixão, a coragem e o talento dos trabalhos apresentados. Estes trabalhos nos ajudam a emergir, graças à força das imagens, das palavras e sons, a voz dos habitantes, as denúncias, as propostas e as experiências concretas.

Agora cabe a todos consolidar a construção coletiva desta voz g-local, acompanhando estes vídeos a partir do FSM e durante todo o ano de 2009 nas iniciativas da Campanha Despejo Zero e no mundo inteiro.

A continuar na construção da Assembléia Mundial de Habitantes.