Home » Campagne Zéro Expulsion » Alerte Zéro Expulsions: indique une situation de risque! » Adutora do Rio Claro – Teotônio Vilela

Mostra/Nascondi il menu

Campagne Zéro Expulsion

Adutora do Rio Claro – Teotônio Vilela

Titre:
Adutora do Rio Claro – Teotônio Vilela
Zone géographique:
Amériques
Pays :
Brazil
Localité/Quartier:
Teotônio Vilela
Nom de la communauté ou du noyau familial menacé d’expulsion:
Adutora do Rio Claro – Teotônio Vilela
Estimation du nombre de personnes affectées (en chiffres):
20000
Statut d’occupation:
Squatteurs
Historique et antécédents du cas:
Essa ocupação existe há mais de 20 anos, a SABESP é proprietária de uma parte do terreno e a Petrobrás de outra parte. Ambas, fizeram parceria com a Eletropaulo, para implantar um corredor verde interligando vários bairros da Avenida Sapopemba, iniciando na Vila Diva e terminando em São Mateus.
Etendue des causes et degré de responsabilité au plan :
Local
Raisons motivant l’expulsion, officielles et officieuses:
Segundo a Petrobrás alega que passa um gasoduto em vários pontos desse terreno, pondo em risco a vida das pessoas que porventura vierem a ocupar a parte que ainda não foi ocupada. Mas por outro lado foi autorizado a construção para uma grande rede de eletrodomésticos dentro do perímetro de segurança uma loja.
Principaux faits survenus en lien avec l’expulsion (dates et heure):
Houve a pouco mais de um ano uma ordem de despejo afetando por volta de 2000 famílias. Essas famílias foram remanejadas para a Cohab José Bonifácio, sem nenhuma pesquisa do perfil de cada família, sendo que uma pessoa com problema de locomoção para morar no 4º andar, quem não pode pagar a prestação mensal, receberam um ano de aluguel, ficando após esse período desamparadas.
Nom des autorités planifiant ou procédant à l’expulsion:
Petrobrás, Sabesp e Eletropaulo.
Nom des organismes impliqués, leurs points forts et leurs points faibles, la manière dont le problème est traitée par ces organismes:
Francisca e Liége do Movimento de Moradia, MDF e FACESP. A maior debilidade foi reunir as famílias afetadas, para uma conversa sobre o problema, pois quando fomos procurados já havia ocorrido o despejo de parte das famílias
Mesures prises ou propositions émises jusqu’à ce jour par la communauté, les agences ou ONG présentes pour lutter contre l’expulsion et/ou chercher d’autres solutions:
Nenhuma, devido à dificuldade de reunir as famílias afetadas. Pois elas não acreditam que possam solucionar o problema.
Alternatives ou solutions possibles offertes ou proposées par les autorités locales ou nationales aux communautés concernées :
Aucune
Stratégies et futures mesures prévues ou à l’étude en vue de faire face à l’affaire en cours ou à d’autres cas d’expulsions:
A intenção é reunir as famílias para que possam no mínimo ter uma moradia digna e não sejam deslocados para locais muito distantes de seus trabalhos, escolas, amigos e familiares.
Auteur (Nom, adresse et responsabilité):
Jacira Sousa - CONAM
Lien existant entre l’AIH et les organismes communautaires à l’origine et en charge du cas:
participation à la Campagne Zéro Expulsions
Date de la plainte:
30/11/2007
Rédacteur:
Gabriele Francescotto