Home » Nouvelles » Habitants des Amériques » Desenvolvimento urbano com igualdade social

Mostra/Nascondi il menu

Desenvolvimento urbano com igualdade social

O Fórum Nacional de Reforma Urbana realizará Encontro Nacional de Reforma Urbana , nos dias 15, 16 e 17 de março de 2012 , em São Paulo - SP . O encontro é organizado pelo Forum Nacional de Reforma Urbana e reunirá mais de 300 lideranças de movimentos sociais, ONG´s, entidades profissionais e acadêmicas e sindicatos de cerca de 20 estados brasileiros.

O tema do Encontro será “Desenvolvimento urbano com igualdade social” e vai discutir o crescimento das cidades e seus impactos na vida de todos, especialmente das populações mais pobres. Em cidades que se verticalizam, recebem investimentos vultosos, como os da Copa do Mundo e Olimpíadas, a remoção de favelas e a expulsão para zonas cada vez mais longe das cidades é a regra. O FNRU quer discutir estratégias para um novo modelo de desenvolvimento em nossas cidades.

A abertura acontece no dia 15 de março a partir das 17 horas , no Dann Inn Hotel Planalto —Av. Cásper Líbero, 115 - Santa Ifigênia- São Paulo - SP. O Ministro as Cidades, Aguinaldo Ribeiro , confirmou presença, alem de outras autoridades, como o deputado federal  Zezéu Ribeiro.

Mais cedo, às 14 horas , haverá manifestação pelo direito à cidade, que se inicia no Pátio do Colégio e segue pelo centro da cidade de São Paulo.

No dia 16, pela manhã , oficinas discutem Direito a cidade/Negritude,  Gênero,  Habitação, Saneamento,  Meio ambiente,  Conflitos urbanos, Mobilidade Urbana e  Assistência Técnica. A partir das 14 horas haverá o lançamento da revista “A liderança feminina nas lutas urbanas - Direito e política no caminho das mulheres”, apoiada pela UNIFEM. Em seguida, teremos a presença da Relatora das Nações Unidas pelo Direito à Moradia, Raquel Rolnik, e do Relator Nacional Orlando dos Santos Júnior  que debaterão com os movimentos populares “A  força das mobilizações sociais na luta pelo direito à cidade”.

No sábado, dia 17 , os participantes definirão a plataforma do Fórum Nacional de Reforma Urbana e as estratégias de ação para os próximos 2 anos.

O Fórum Nacional de Reforma Urbana é uma articulação de entidades da sociedade organizada formada desde 1987, que luta pela democratização da gestão das cidades e pela garantia de condições dignas de vida para todas e todos.

 

Programação

 Dia 15/03
  9 às 12 h00 – Recepção dos participantes
 13h00– almoço
 14h00– Credenciamento
 15h00– Abertura
 15h30 - Conferência: Capitalismo, desenvolvimento urbano e desigualdade social: pelo direito à cidade
 Debate
 
  Dia 16/03
  9h30 - Oficinas de trabalho
 13h00 - almoço
 14h30 - Conferência: A força das mobilizações sociais na luta pelo direito à cidade
 Debate
 
 Dia 17/03
  9h30 - Painel: apresentação da produção dos grupos e das sínteses elaboradas a partir dos debates dos dias anteriores: que cidade queremos
 Painel: FNRU e Fóruns Regionais: estratégias de lutas pelo direito à cidade
 13h00 – Mesa de Encerramento
 13h30– Almoço de confraternização

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas junto às entidades ou, individualmente, através do e-mail: secretaria.fnru@gmail.com  .

Contatos:

Secretaria FNRU: 11 5084-1073 – secretaria.fnru@gmail.com.br

Donizete Fernandes: 11 7335-5894

Bartiria Perpétua:  11 8140-3932

Luis Gonzaga (Gegê): 11 8419-3302

Marcos Landa: 31 9744-3660

Place à laquelle s'applique cet article

Commentaires

%login_link_starAuthentifiez vous ou créez un nouveau compte utilisateur pour commenter.