Home » Noticias » Newsletter » Los sin techo tienen la palabra en Europa » Os sem moradia na Europa tem a palavra

Mostra/Nascondi il menu

Noticias

Os sem moradia na Europa tem a palavra

Aproveitamos o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, como a decisão da União européia de se preocupar com os sem teto, para organizar uma vasta consulta aos antigos e atuais sem teto nos países da Europa. Estamos confiantes que nossas vozes serão ouvidas, uma vez que conseguimos (milagre !) ter mandatos pelo Governo belga!

Na Europa, a situação dos sem teto é bem diferente de um país para outro.

Em alguns, somos considerados como bandidos, que é preciso caçar nas grandes cidades ou mesmo aprisionar! Em outros, felizmente, temos direitos, um rendimento mínimo, casas de acolhimento e apoio à habitação são implementados. Além disso, serviços muitos diversos acompanham aquelas e aqueles que precisam encontrar uma moradia pessoal.

Aproveitamos ( 1 ) o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, como a decisão da União européia de se preocupar com os sem teto, para organizar uma vasta consulta aos antigos e atuais sem teto nos países da Europa. Estamos confiantes que nossas vozes serão ouvidas, uma vez que conseguimos (milagre !) ter mandatos pelo Governo belga!

É por este motivo que convidamos as amigas e amigos da rua, antigos e atuais, a responder esta cinco perguntas todas simples que estão abaixo. O melhor, evidentemente, é debater antes de responder; se vocês estão organizados em uma associação, faça-o com seu grupo. Através do sitio na internet que criamos http://europeanhomeless2010.eu podem enviar sua resposta, podem blogar e mesmo enviar pequenos clipes vídeo. Tudo será publicado nas seções no sítio, até o mês de setembro. Estaremos certos então, de poder fazer um relatório detalhado para defender nossos direitos de viver com dignidade, diante das pessoas da União Européia.

Cinco questões:

1. A partir de agora, quem pode ter o nome de ”sem domicílio” ?

2. O que deve ser feito para que as pessoas não cheguem mais à rua?

3. Quais são os serviços de ajuda melhor agora, ou quando você estava sem teto?

4. Você está desabrigado, mas você tem direitos? É fácil fazê-los valer? E aqueles que vêm de outros países, têm direitos?

5. Quais medidas, a União Européia poderá tomar para diminuir o número dos sem teto ?

Contato Jean Peeters 00-32-479/68 60 20 frontcommunsdf@hotmail.com

Ou, diretamente, podem dar seus avisos no sitio (ver « FORUM » )

Utilizar o tradutor para diferentes idiomas http://europeanhomeless2010.eu

(1 ) Nos últimos vinte anos, o Front Comum sdf (www.frontsdf.be ) é considerado na Bélgica como uma plataforma constituída de antigos e atuais sem teto. Trata da aquisição e defesa dos direitos dos SDF

Lugar al que se aplica este artículo


El(la) siguiente Traductor(a) Voluntario(a) por el derecho a la vivienda sin fronteras de la AIH colaboró con la traducción de este texto:

Ana Mary da Costa Lino Carneiro

Comentarios

Log en o create a user account to comment.