Home » News » Habitantes do Oriente Médio » Histórico: Os crimes de guerra em Gaza, o último estágio de um genocídio que não para de crescer

Mostra/Nascondi il menu

Histórico: Os crimes de guerra em Gaza, o último estágio de um genocídio que não para de crescer

O governo Israelense está cometendo crimes de guerra em Gaza, mirando as casas dos civis e as famílias que se julgam serem de "militantes", usando armas pesadas em áreas populosas, embora sabendo  de antemão o número de vitimas. Tudo isso está no topo de uma crise humanitária crônica criada pelo Israel, que se tornou uma catástrofe.

Os Palestinos estão enfrentando uma espécie de conspiração tramada pelos governantes de Israel, EUA e outros. O aumento da destruição de Gaza não tem relação com os foguetes que estão sendo atirados em Israel. São só sintomas de uma luta desesperada de vida ou morte que está sendo promivida pelos Palestinos para afastar sua prisãopermanente por Israel em enclaves isolados em Jerusalém, na West Bank e nas ilhas pobres no interior de Israel e, claro, na jaula que é a própria Gaza.

Está claro que as operações militares em Gaza, como aquelas na West Bank que o precedeu, teve um propósito próprio. Com a quebra da resistência de fFtah na West Bank durante a Operation Defensive Shield  (Operação Escudo Defensor ), em 2002, e com a ocupação dos territórios Palestinos com uns 200 assentamentos, mais do que meio milhão de colonos Iisraelenses e um sistema massivo de autoestradas e muros que fragmentam o território Palestino, ao mesmo tempo em que prendem seu povo, botam abaixo suas moradias – mais de 30.000 casas de Palestinos desde o início da ocupação - milhares a mais agora em Gaza e com o resultado de mais deslocamento de mais de 525.000 Palestinos desde 8 de julho 2014.

Tudo isso, junto com a destruição da economia Palestina e os assassinatos sistemáticos ou prisão dos líderes políticos Palestinos, evoca a imagem de um crecimento do genocídio que é definido como a destruição sistemática de todos ou parte de um grupo racial, étnico, religioso, ou nacional por meio do assassinato de seus membros, causando sérios danos mentais e no corpo, infligindo de forma deliberada condições de vida calculada para acarretar a destruição física total ou parcial. Alguns acrescentariam a destruição de sua cultura popular, bem como a identidade, história e herança. O que Israel está fazendo aos Palestinos é somente "acrescimento" no que está acontecendo desde 1947.

A mensagem de Israel aos Palestinos todos esses anos tem sido a mesma: Vocês podem se submeter como s os detentos  devem fazer. Nesse caso Israel permite que vocês permaneçam nos seusBantustam -celas enclave. Vocês podem sair, como centenas de milhares que saíram antes de vocês. Ou, se escolherem resistir, vão morrer. É a última parte da mensagem - se resistirem, vão morrer - que constitui o último aviso que é a destruição sistemática de Gaza.

Por isso, os oficiais seniors de Israel que são suspeitos dos crimes de guerra, devem ser presos e levados para um julgamento justo no exterior.

 

Recursos úteis

Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) http://www.ochaopt.org  

Registra as estatísticas das demolições e despejos  e é responsábel por juntar atores humanitários para garante uma resposta para as emergências.  

Stop the Wall http://www.stopthewall.org/

Um movimento Palestino que junta a luta dos comitês populares nas vilas, campos de refugiados e das cidades e os esforços da sociedade civil da Palestina contra o Muro da separação de Israel e contra os assentam entos,.

Comitê Israelense contra a Demolição das Casas (ICAHD) http://www.icahd.org

Grupo sobre os direitos humanos e a paz que trabalha para encerrar a Ocupação com uma paz justa e sustentável para os dois povos. O foco pela resistência não violenta é a questão da demolição das casas Palestinas por Israel e o deslocamento étnico do povo Palestino indígenas de sua terra natal. ICAHD reconstrói as casas Palestinas como ato de resistência política contra a ocupação.

Al-Haq http://www.alhaq.org

Uma organização de direitos humanos estabeleceu proteger e promover direitos humanos e a regra da lei no território Palestino ocupado. Ela documenta violações aos direitos civis e individual e procura acabar com as violações pela maneira da advocacia antes dos mecanismos nacionais e internacionais e prender os responsáveis.

Badil  www.badil.org

O Centro de Rercurso para os Direitos dos Refugiados e dos Residentes Palestinos toma uma abordagem baseada nos direitos da questão dos Palestinos refugiados através de pesquisa, advocacia e apoio da participação da comunidade na pesquisa para soluções duráveis.  Isso facilita a parceria baseada nas iniciativas com as organizações para fortalecer a identidade dos refugiados, promover sua unidade e empoderar as iniciativas da auto-organização dos refugiados para os direitos dos Palestinos refugiados.

Departmento de Assunto de Negociação, Organização de Libertação da Palestina 

http://www.nad-plo.org

Excelentes recursos, inclusive mapas e história. Relatórios especiais inclui 'Gaza sob Fogo'

Livros - Situação Política Contemporânea & Histórica

The Question of Palestine  – Edward Said (Pantheon)

An Israeli in Palestine: Resisting Dispossession, Redeeming Israel  – Jeff Halper (Pluto Press)

Obstacles to Peace  – Jeff Halper (ICAHD)

Blood & Religion  & Israel  & the Clash of Civilizations  – Jonathan Cook (Pluto Press)

Gaza  in Crisis: Reflections on Israel’s War against the Palestinians  – Noam Chomsky & Ilan Pappe (Hamish Hamilton)

Israeli Apartheid: A Beginner’s Guide  – Ben White (Pluto Press)

Disappearing Palestine: Israel’s Experiment in Human Despair – Jonathan Cook (Zed Books)

The Iron Wall  – Avi Shlaim (Penguin Books)

Israel  & the Palestine: Reappraisals, Revisions, Refutations  – Avi Shlaim (Verso)

The Ethnic Cleansing of Palestine  – Ilan Pappe (Oneworld Publications)

The Idea of Israel: A History of Power and Knowledge  – Ilan Pappe (Verso)

Lugar para o qual este artigo se aplica


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Francisco Van Lee Pereira, Virginia Murad

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.