Home » News » Habitantes da Europa » Espanha, A PAH marca notas para mentalizar contra os despejos

Mostra/Nascondi il menu

Espanha, A PAH marca notas para mentalizar contra os despejos

Spagna: La PAH contrassegna le banconote per sensibilizzare contro gli sfratti

Il marchio #NoMásDesahucios timbrato su un biglietto da 10 euro. /TWITTER

Com esta iniciativa, a Plataforma de Atingidos pela Hipoteca (PAH) pretende que os afetados “assumam ocontrole a sua luta” enviando os euros selados com o lema “Basta de despejos” aos governantes e assim demonstrar-lhes o descontentamento público perante a situação por que passam milhares de famílias.

A PAH criou um selo gratuito para promover uma campanha de sensibilização contra os despejos. A iniciativa visa mobilizar a população e conseguir que os euros selados com o lema ‘Basta de despejos’ cheguem às autoridades e mostrem a rejeição generalizada da situação.

A campanha também é suportada com um vídeo realizado graças à colaboração altruísta do vencedor do Goya 2015 para a melhor banda sonora, Julio de la Rosa, que colocou a música e Pablo Carbonell que emprestou, de forma desinteressada, a sua voz. O vídeo conta de maneira cronológica como se chega à difícil situação atual e narra o caso de uma família ‘tipo’ a qual acontece algo, que, como enfatiza a Plataforma, “pode acontecer a qualquer um”. Quando começou a crise de 2008, uma família normal perdeu o seu trabalho e não conseguiu pagar a hipoteca, ficando na rua com uma dívida de 80.000 euros. “Se está contra esta injustiça só tem que estampa-lo” acaba rezando a voz de Carbonell no fim da narração.

Todos os anos, na Espanha, milhares de famílias são despejadas, o que deixa estas pessoas na rua, sem casa, mas arrastando a dívida pela vida . “Falam sempre de dinheiro, mais nada lhes importa, por isso tivemos a ideia do selo. Se o que querem é dinheiro, nós não queremos mais despejos” garante a PAH, que também destaca  que se pretende chegar com a campanha a toda Espanha e que as pessoas adquiram o seu selo e o ponham em todas as notas que possam “chegar aos do topo e vejam a rejeição social gerada”.

“Pede o teu selo #NoMásDesahucios  e ajuda-nos a difundir a nossa mensagem para que alcance os governos e os bancos” convence a PAH no vídeo da campanha.

A ideia é que os próprios afetados “assumam o controlo da sua luta e que todo o mundo participe”. O logo do selo para as notas está disponível gratuitamente no site (http://www.nomasdesahucios.org/  ). A Plataforma também criou um hashtag  no Twitter #NoMásDesahucios que, até ao momento, tem tido uma grande aceitação na rede social.

Lugar para o qual este artigo se aplica


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Adriana Pequeno, Virginia Murad

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.